logo_siguesaude_site

Orange pepper: como usar e quais os benefícios desse tempero



Você provavelmente já ouviu falar em lemon pepper, um tempero à base de limão e pimenta muito apreciado para temperar carnes. Mas será que conhece também o orange pepper?

A lógica é parecida, mas, como o nome já deixa claro logo de cara, nesse caso entra a laranja e sai o limão. Será que, além de saboroso, o condimento pode trazer algum benefício para a sua saúde?

Vamos conhecer mais sobre ele.

O que vai no orange pepper?

Não tem muito mistério: a base desse tempero é composta pela laranja e pela pimenta. No caso, utilizam-se as cascas desidratadas da fruta, que depois são trituradas junto com pimenta do reino preta.

+Leia também: Chá da casca de laranja: conheça os benefícios e aprenda a preparar

Em geral, o condimento também inclui sal grosso, já que a ideia é utilizá-lo para substituir o sal de cozinha refinado na hora de temperar alimentos. Outros sabores e especiarias podem ser incluídas em algumas receitas, como cebola (também sequinha) ou cúrcuma, conforme o gosto de quem prepara.

Continua após a publicidade

Esse tempero traz benefícios à saúde?

Um dos atrativos do orange pepper é a possibilidade de obter os benefícios da casca da laranja, que não é tipicamente consumida. Ela é rica em vitamina C e fibras, importantes, respectivamente, para fortalecer a imunidade e ajudar no funcionamento do intestino, entre outras vantagens.

A pimenta do reino preta também tem potencial antioxidante e pode auxiliar na digestão, além e contar com capacidades anti-inflamatórias.

No entanto, vale ressaltar que todos os benefícios são bastante modestos, especialmente porque a tendência é que o orange pepper seja utilizado em pequenas quantidades. Para obter esses nutrientes em níveis adequados, a melhor pedida é que o tempero seja incluído em uma rotina de hábitos alimentares saudáveis.

Continua após a publicidade

Como usar o orange pepper?

Mesclando o sabor refrescante da laranja com a picância da pimenta, o orange pepper tem usos semelhantes aos do seu parceiro lemon pepper. A melhor maneira de aproveitá-lo é temperando carnes, mas ele pode ajudar a realçar o sabor de diferentes receitas, como saladas e molhos.

Como essa preparação costuma envolver sal, é importante moderar no uso, para evitar uma ingestão exagerada de sódio. A recomendação é reforçada caso seu orange pepper seja industrializado, o que torna mais difícil mensurar quanto sal está presente na composição.

Mas também dá para fazê-lo em casa, se você tiver como desidratar a casca da laranja e depois triturá-la junto com os demais temperos. É uma boa forma de definir exatamente a quantidade de cada ingrediente para não ter surpresas na busca por sabor e saúde.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas

Newsletter