logo_siguesaude_site

Dose tripla de Wegovy leva a perda de mais d…



Uma dose de 7,2 mg de semaglutida, equivalente ao triplo da maior concentração encontrada nas farmácias hoje, é capaz de provocar uma perda média de peso de quase 21% em pessoas com obesidade.

Esse foi o principal resultado da terceira fase do ensaio clínico Step Up, divulgado na última semana durante o maior congresso sobre diabetes do mundo. O evento foi realizado em Chicago, nos Estados Unidos, pela Associação Americana do Diabetes (ADA).

O estudo acompanhou 1.407 adultos com obesidade e sem diabetes ao longo de 72 semanas para avaliar a eficácia e a segurança de uma dose mais alta de semaglutida, o princípio ativo de medicamentos como Ozempic (direcionado para o tratamento do diabetes) e Wegovy (aprovado para combater a obesidade).

+ Leia também: Qual a diferença entre Wegovy, Ozempic e Rybelsus?

A dose testada é o triplo da maior aprovada, de 2,4 mg, vendida sob a marca Wegovy.

Como foi feito o estudo

Para avaliar os benefícios e riscos da concentração, os voluntários foram divididos em três grupos: os que tomaram 7,2 mg de semaglutida semanalmente; os que receberam a dose normal (e também semanal) de Wegovy e aqueles que ingeriram placebo.

O último grupo foi o que menos apresentou perda de peso ao longo do período estudado: uma redução de apenas 2,4%. Já aqueles que tomaram o Wegovy tradicional e a dose aumentada perderam 17,5% e 20,7% respectivamente. 

Continua após a publicidade

O estudo Step Up demonstrou que podemos aumentar a dose de semaglutida e obter maior perda de peso do que a observada anteriormente, e em linha com o perfil de segurança estabelecido”, comemora Sean Wharton, líder do estudo e líder da Clínica Médica Wharton, no Canadá.

Os efeitos colaterais mais comuns registrados foram os gastrointestinais (como náusea e diarreia) e 3,3% dos participantes que receberam a dose mais alta de semaglutida descontinuaram o ensaio por causa desses sintomas em comparação, foram 2% dos que tomaram a quantidade normal e não houve nenhuma desistência no grupo placebo.

+Leia também: Quais são os efeitos colaterais comprovados de Ozempic e Mounjaro? 

Com os resultados do ensaio, a Novo Nordisk, fabricante das mediações à base de semaglutida, avalia o lançamento de uma versão mais potente do Wegovy.

“Continuamos desenvolvendo novos tratamentos inovadores para atender às necessidades e preferências das pessoas que vivem com obesidade”, afirma, em comunicado, Ludovic Helfgott, vice-presidente executivo de estratégia de produto e portfolio da farmacêutica. “Isso inclui maximizar o valor da semaglutida e desenvolver uma nova formulação oral de Wegovy que, pendente de aprovação pela FDA [órgão regulatório dos Estados Unidos], pode se tornar o primeiro comprimido de GLP-1 a oferecer perda de peso de dois dígitos.”

Continua após a publicidade

Outros ensaios

Maior perda de peso e mais efeitos colaterais — como náuseas, vômitos e diarreia. Esses foram os principais achados de um segundo estudo que avaliou a segurança e a eficácia de outras doses, também elevadas, de semaglutida.

Ao longo de 40 semanas, 245 pessoas tomaram diferentes doses da droga. Algumas receberam de 8 a 16 mg do fármaco (quase sete vezes o máximo encontrado nas farmácias).

Na pesquisa, publicada em abril no Diabetes Care, a redução da glicemia não foi mais expressiva do que a observada em formulações normais, mas foi associada a um maior emagrecimento.

“Os efeitos dos análogos de GLP-1 dependem da dosagem, principalmente no contexto da obesidade”, explica Mariana Arruda, diretora médica da fabricante Novo Nordisk no Brasil, em evento realizado em São Paulo para a imprensa.

Continua após a publicidade

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Compartilhe essa matéria via:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas

Newsletter