Com a chegada do outono e das temperaturas mais frias, junto da baixa umidade do ar, é comum notar que a pele do rosto e do corpo está mais ressecada. Mas para algumas pessoas, essa condição é crônica.
Ter a pele predominantemente seca ou oleosa determina quais cuidados dermatológicos devem ser tomados. Consultar um médico especialista é essencial para investigar se há alguma causa mais séria para o ressecamento – se a pele de todo o corpo estiver seca ou se mais sintomas estiverem presentes, é provável que existe alguma condição subjacente.
Algumas dicas básicas para tratar a pele podem ser adotadas desde já. Saiba como lidar com o ressecamento e evitar danos.
1. Evite banhos quentes
Embora o clima frio torne banhos quentes tentadores, o melhor é optar por uma temperatura morna para a água. O contato com a água quente remove a hidratação natural da pele.
Essa dica vale também para a hora de lavar o rosto. Reduzir a duração dos banhos é outra recomendação para não desgastar a pele.
2. Fique longe da esfoliação
Esfoliar a pele é outro comportamento que acaba removendo a oleosidade natural que protege contra o ressecamento.
Evite esfregar a pele, seja com as mãos ou com esponjas e buchas. Para secar o rosto e o corpo, dê batidinhas suaves em vez de esfregar com a toalha.
+ Leia também: Acne: 7 fatores que pioram o problema na pele
3. Escolha um bom hidratante
Se você já cuida da pele mas ainda enfrenta episódios de ressecamento, o problema talvez esteja no tipo de produto usado. O hidratante ideal não contém fragrâncias, álcool nem sulfato.
Busque formulações com vaselina, ceramidas, glicerina, óleo mineral, manteiga de carité ou de cacau. Se a pele também for sensível, dá até para utilizar loções para bebês, que são hipoalergênicas e tem textura leve.
Passe o hidratante imediatamente após tomar banho ou lavar o rosto, quando a pele ainda está úmida. Se o ar estiver muito seco, feche a porta do banheiro para preservar a umidade do chuveiro enquanto passa hidratante.
4. Prefira sabonetes leves
A higienização é outra etapa do skincare que pode retirar a hidratação da pele. Para evitar isso, use sabonetes leves, específicos para peles secas. As melhores opções são os sabonetes neutros, com pH baixo e sem fragrância.
5. Aumente a hidratação – do corpo todo
De nada adianta investir em bons produtos dermatológicos e esquecer de beber a quantidade adequada de água. A pele seca pode também ser sinal de que todo o organismo está desidratado.
6. Proteja a pele do frio
As temperaturas frias e o vento podem ressecar bastante a pele. A dica para os dias de outono é inverno é se vestir de forma a proteger a maior porção de pele possível. Não esqueça do protetor solar, já que os raios UV seguem aparecendo durante o inverno, e podem piorar o ressecamento.
Compartilhe essa matéria via: